Por que utilizar Conceitos no TOTVS RM?
Realize integrações avançadas nos produtos Linha RM utilizando Conceitos.
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O TOTVS RM é um ERP completo. Com ele vem também um recurso muito interessante, que é chamado de Conceito. Se você quer saber mais sobre conceito, confira nossos Cursos da Linha Totvs RM.
Uma visão bem simplificado do RM é demonstrada na imagem abaixo.
O sistema RM trabalha basicamente com Cadastros, processos e integrações. Os cadastros são toda a parte de CRUD ( Create, Read, Update, Delete). Isso significa que tudo que é referente a registrar informações, isso será a tela de cadastros.
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O que é Conceito.
O Conceito no RM é basicamente um recurso que realiza a intermediação da tela de cadastros, através de rotinas internas.
Um dos benefícios de se utilizar o recurso de importação por Conceito é utilizar o padrão que o sistema nos oferece. Um exemplo é a inclusão de lançamentos de funcionários, através da tabela PFUNC.
A tabela de Funcionários do sistema RM é um exemplo de tabela que possui diversos relacionamentos. São mais de 10 relacionamentos somente para a manutenção de históricos de alterações.
Outro benefício é acompanhar os Logs de erros gerados do sistema e ir ajustando conforme a necessidade de cada ambiente, uma vez que o RM por ser completo, pode divergir entre os diversos ambientes corporativos existentes no mercado.
Como utilizar Conceitos no RM?
Para utilizar conceitos no RM basta você acessar a aba Menu > Integração.
Escolha a Opção: Conceito ETL.
Preencha conforme suas necessidades e clique em salvar.
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Agora em Conexões de Origem escolha o Dataserver escolha o tipo de arquivo que irá representar a estrutura de dados que você deseja importar, para este tutorial vou utilizar a opção: Arquivo XML.
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A forma mais fácil de gerar um XML que eu vejo para este cenário é utilizando o Excel, para isso crie uma nova planilha no Excel e insira as colunas que você desejar.
Neste caso vou criar com os campos Nome; Telefone
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Agora o próximo passo é exportar esta planilha em formato XML.
Conexão de Origem
Eu separei o artigo para evitar confusão.
Conexão de Destino.
Em conexões, escolha a opção; Conexões de Destino e marque a opção Data Server RM.NET.
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Na janela preencha conforme necessário, porém veja com atenção as opções que forem marcadas, pois elas podem impactar no funcionamento do conceito.
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Após incluir este recurso, vá até até a opção Servidor, onde você irá se deparar com a tela abaixo, escreva no campo de busca a palavra PFUNC e logo em seguida escolha a opção Funcionário. Estas opções são chamadas de Actions, que são basicamente as telas de cadastro do sistema.
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Agora a sua tela deverá se parecer com esta.
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Quando você clicar em OK, o sistema irá carregar as tabelas que são vinculadas ao processo de cadastro de funcionário.
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No nosso caso vamos usar a opção PFunc, portanto clique nele e arraste para o meio da tela.
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Este processo fará o sistema carregar todas as informações pertinentes a cadastro de funcionário no conceito.
Alguns campos são obrigatórios como o código da Coligada por exemplo. Neste caso você pode optar por várias abordagens, uma delas é preencher diretamente na tela de conceito, é o que eu farei neste tutorial.
Clique no menu ‘Valor Fixo’ e arraste para o campo código de Coligada. Será apresentada uma tela para entrada de dados, digite o valor 1 e clique em OK.
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Faremos o mesmo agora para o campo nome, mas para isso vamos precisar vincular a origem que criamos a este modelo de integração, para isso faça conforme na imagem abaixo.
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Agora arraste os campos criados 1 a 1. Na imagem abaixo tem um exemplo do campo nome.
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Lembre-se sempre de salvar o contexto.
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