Scrum: tudo que você precisa saber sobre uma das mais ágeis metodologias de gestão

Scrum: tudo que você precisa saber sobre uma das mais ágeis metodologias de gestão
Fonte: wikimedia / Scrum

Para o empreendedor que busca meios de melhorar a gestão do seu negócio, a metodologia Scrum pode ser a mais indicada. Aplicando as práticas e ferramentas que esta teoria propõe, a ideia é que os projetos que serão executados pela empresa sejam conduzidos de uma maneira otimizada.

fonte: wikimedia / Scrum 

O que é o Scrum?

O Scrum é uma estrutura composta de boas práticas que devem ser aplicadas no gerenciamento de projetos, principalmente daqueles mais complexos. O seu objetivo é principalmente investir na equipe que fica responsável pela execução do projeto, por meio da ação de valores, princípios e práticas.

O termo foi criado em 1993, idealizado por três dos programadores que formularam o Manifesto Ágil: Mike Beedle, Ken Schwaber e Jeff Sutherland.

Estudos mostram que naquela época, Sutherland e seus colegas estavam insatisfeitos com o modo com que os processos de produção de software eram conduzidos – no formato cascata – e resolveram buscar alternativas mais eficazes.

Ao ser aplicado, a ideia é que os trabalhos possam ser realizados de forma mais ágil. Para isso, a responsabilidade da empresa é manter as fases de cada projeto sempre detalhada para os colaboradores, tornando os processos mais simples e claros para toda equipe. Assim, cada um consegue identificar quais os erros, o que falta ser feito, o que precisa ser melhorado, e etc.

Existem seis princípios básicos no Scrum que têm como prioridade a criatividade e a fluidez:

  • Flexibilidade dos resultados;
  • Flexibilidade dos prazos;
  • Times pequenos;
  • Revisões constantes;
  • Colaboração;
  • Orientação a objetos.

Ferramentas usadas no método Scrum

Segundo a descrição de Jeff Sutherland no livro Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time (“Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”), o principal objetivo desta metodologia é aumentar a produtividade das equipes.

Para isso, devem ser aplicadas ferramentas como:

  • Sprints: ciclos rápidos para cada fase de elaboração do projeto;
  • Pequenas equipes de no máximo 10 pessoas para concluir uma parte substancial do trabalho com um sprint;
  • Conclusão de uma etapa antes de dar início a outra;
  • Valorização dos profissionais e de suas relações;
  • Colaboração com o cliente;
  • Responder as mudanças mais do que seguir um plano.

Três principais fases do Scrum

Para aplicar as ferramentas do Scrum, existem três fases principais que também são chamadas de artefatos e devem ser tratadas durante as reuniões da equipe.

Scrum / fonte: flickr
  • Backlog do produto: é a lista de tarefas da equipe. Ele deve ser sempre revisto, alterando as prioridades, e seguindo as novas tendências do mercado conforme a sua evolução;
  • Backlog do sprint: a partir do backlog do produto a equipe define quais itens funcionarão para o sprint. Para isso, antes de dar início a um novo sprint é preciso se reunir para definir metas, prioridades e prazos;
  • Incremento ou meta: normalmente apresentado ao final de cada sprint, quando a equipe vai apresentar o que foi concluído naquela etapa. Cabe a cada equipe e a cada empresa determinar como a conclusão será apresentada, se por meio do encerramento de um sprint ou no fim de cada projeto.