Atividade Intermediária FLUIG não reconhece a biblioteca fluigAPI

Atividade Intermediária FLUIG não reconhece a biblioteca fluigAPI

Atenção: o procedimento abaixo deve ser realizado em ambiente de testes e o uso é por conta e risco. Tem por objetivo explicar o entendimento que obtive durante os testes realizados e descritos abaixo.

"fluigAPI" is not defined.

A biblioteca fluigAPI não é reconhecida na atividade Intermediária do Fluig.

atividade intermediária fluig

A atividade intermediária é este evento, destacado em amarelo na imagem acima. Ele tem por função movimentar a atividade em tempos pré-definidos.

O problema foi identificado por um colega no grupo de whatsapp sobre fluig.

Ao tentar utilizar o fluigAPI na atividade intermediária o fluig apresenta o seguinte erro: ReferenceError: "fluigAPI" is not defined.

Ao tentar fazer o mesmo procedimento, porém criando uma variável fluigAPI o sistema cessou a apresentação desta mensagem de erro.

Alterar de:

var clientService = fluigAPI.getAuthorizeClientService();

Alterar para:

var fluigAPI = new com.fluig.sdk.api.FluigAPI();
var clientService = fluigAPI.getAuthorizeClientService();
instancia da classe FluigAPI

outro erro que apareceu durante os testes foi a mesma falha ao tentar localizar a biblioteca JSONUTIL, portanto ao utilizar faça o teste substituindo JSONUTIL.toJSON por:

Alterar de:

var result = clientService.invoke(JSONUtil.toJSON(data));

Alterar para:

var result = clientService.invoke(new com.fluig.integration.json.JSONWrapper().toJSON(data));
		

Caso você tenha algum problema relacionado ao uso desta solução que possa impactar no ambiente, ou alguma sugestão, por favor utilize a seção de comentários deste post, ou acesse nosso grupo de whatsapp.

O Que diz a Documentação Oficial?

Como podemos ver neste link, a documentação nos dá um exemplo de como devemos utilizar a chamada de webservices dentro de Scripts intermediários.

Exemplo: webservices em script de eventos / fonte: tdn.totvs.com

Uma crítica que deixo no modelo apresentado acima é que ao utilizar o ServiceManager, é necessário enviar como parâmetro as credenciais de acesso, já que o método getSummaryRequest necessita como ponto de entrada a especificação destes parametros.

SOAPUI fluig
fonte: soap-ui.

Pelo que indica a documentação você precisará definir um usuário e senha exclusivo para esta atividade, consumindo uma licença e, caso haja alteração da senha, você poderá ter problemas com a execução dos processos, sendo necessário substituir os dados de autenticação em todos os scripts em que você acabe utilizando esta modalidade. Caso seja o seu caso, dê uma olhada neste artigo: https://www.wsa.com.br/dicas-para-reduzir-impactos-em-manutencao-de-codigos-no-fluig/

Conclusão

A possibilidade de se utilizar o ServiceManager dá ao desenvolvedor uma flexibilidade muito boa de se trabalhar, entretanto os parâmetros de autenticação são fatores a serem considerados.

A ausência do fluigAPI na atividade intermediária pode ser um BUG do sistema, ou uma escolha técnica, o ideal neste cenário é que você entre em contato com seu representante de suporte da plataforma e tire suas dúvidas.

Referências

Scripts Condicionais - TOTVS Fluig - TDN. Disponível em: <https://tdn.totvs.com/display/public/fluig/Scripts+Condicionais>. Acesso em: 5 dez. 2023.

NICOLETI), U. D. (DIOGO. Integração com Aplicativos Externos - TOTVS Fluig - TDN. Disponível em: <https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=73082260>. Acesso em: 5 dez. 2023.