Dicas para reduzir impactos em manutenção de códigos no Fluig.
Uma das principais características do Fluig é a gestão de versão, seja em: documentos; formulários ou processos. Esta característica da plataforma faz com que seja necessário uma atenção especial na hora de alterar a estrutura de processos, documentos ou formulários, principalmente para que a manutenção não afete os processos históricos.
É comum as empresas possuírem uma grande quantidade de processos, ou mesmo que seja uma quantidade pequena a complexidade pode gerar transtornos na hora de realizar manutenções nos códigos.
Um dos exemplos é a necessidade de ajustar um elemento de integração de um processo, como por exemplo uma chave de acesso (senhas, APIS, ETC) , desta forma você vai precisar identificar onde este elemento está no Fluig.
O Ideal é que se crie na plataforma uma forma de acesso único a estes elementos, como por exemplo um dataset para unificar todas as senhas de integração.
Mas, ao escolher uma abordagem é necessário estudar todos os cenários e efetuar testes para garantir que esta senha não esteja visível para um usuário comum.
De toda forma cada projeto tem sua característica e poderá haver necessidades de incluir as credenciais diretamente no código ou qualquer outra informação que poderá eventualmente ser necessário atualizar em algum momento.
Primeira Etapa
A primeira etapa é buscar nos locais mais prováveis e mapear o código QUE será atualizado.
No exemplo abaixo iremos listar todos os datasets que contém uma informação que estamos procurando, pode ser um usuário / senha.
SELECT COD_DATASET, *
FROM SERV_DATASET
WHERE TYPE='CUSTOM'
AND DSL_DATASET LIKE '%USUARIO / OU / SENHA%'
Podemos fazer também a consulta em eventos de formulários e processos.
SELECT * FROM EVENT_PROCES
WHERE DSL_EVENT LIKE '%USUARIO OU SENHA%'
SELECT * FROM EVENT_FICHA
WHERE DSL_EVENT LIKE '%USUARIO OU SENHA%'
Segunda Etapa
A segunda etapa é buscar nos eventos de processo e eventos de formulário se existe algum destes que estão utilizando o processo em questão.
SELECT * FROM EVENT_PROCES
WHERE DSL_EVENT LIKE '%NOME DO MEU DATASET%'
SELECT * FROM EVENT_FICHA
WHERE DSL_EVENT LIKE '%NOME DO MEU DATASET%'
Terceira etapa
A terceira etapa é verificar quais versões deste(s) processo(s) que você localizou que contém atividades ATIVAS, que podem sofrer o impacto com esta atualização. Pra isso precisaremos consultar se há alguma atividade que ainda não foi finalizada no que estamos analisando.
SELECT DISTINCT NUM_PROCES, NUM_VERS, *
FROM PROCES_WORKFLOW
WHERE
COD_DEF_PROCES = 'Código do meu processo'
AND LOG_ATIV=1
Etapa final
Após realizar este levantamento será necessário executar um plano de ação.
A alteração de DATASET tem efeito imediato, já a alteração de PROCESSOS e FORMULÁRIOS podem gerar um trabalho adicional, pois será preciso identificar as versões que serão afetadas.
Para os processos uma alternativa é fazer o ajuste criando uma nova versão e utilizando a ferramenta de conversão de processos para mover os processos em aberto para esta última versão.
É importante lembramos que (pelo fluig) não conseguimos editar a versão histórica de eventos de processos e formulários ( este último até que tem como, mas não de uma versão específica).
Em caso de dúvidas consulte o suporte oficial da plataforma. Caso tenha interesse participe de nossa comunidade através do nosso link de WhatsApp.
Leitura recomendada.
Como atualizar o script de processos dentro do Fluig?
Eventos de processos fluig [FLUXOGRAMA]
Tabelas do Banco de dados do Fluig
Palavras Chave
Como alterar códigos no fluig
Métodos para facilitar a alteração de códigos no fluig
Alterar usuário de integração no fluig.
Comments ()