Como Emitir NFS-E No Distrito Federal E Como Fazer A Impressão Do DANFE

Download do Layout

Criamos um layout para que você possa utilizar de referencia para impressão da DANFE em sua empresa.  

Passo a Passo

A partir de 01/01/2023, as notas de prestação de serviços não serão mais enviadas pelo modelo 55 (NF-e), no Distrito Federal. O governo criou uma plataforma para que a apuração do ISS seja feita, como é feito nas prefeituras do restante do Brasil. No sistema Totvs Linha RM a configuração ficará da seguinte forma:

1 – Deverá ser criado um tipo de movimento de RPS (Recibo Provisório de Serviço) do tipo 2.1.xx, o qual esse movimento fará o envio via webservice para os servidores do DF;

2- Deverá ser criado um tipo de movimento de Nota fiscal, do tipo 2.2xx, que será o movimento final da NFS-E. No tipo de movimento 2.1.xx na parte de compra/venda, direcionar para o tipo de movimento 2.2.xx, pois ao autorizar o RPS, os dados do 2.2.xx serão gravados com os dados da nota fiscal propriamente dita. Atente-se para essa etapa do tipo de movimento 2.1.xx

Parametrização Tipo de Movimento NFSE/DF

Veja também como ficará a etapa Fis-Nfe, para o tipo de movimento de RPS, pois ele quem fará a integração com os webservices do Governo:

Parâmetros NFS-DF

OBS: o tipo de envio pode ser ajustado para que o sistema envie automaticamente para o e-mail do seu cliente, com o pdf do DANFE.

3- O tipo de movimento 2.2.xx nesta mesma etapa não deverá estar configurado para envio, pois ele será onde irá gravar os dados da NFS-e com a numeração atribuída pelo governo do DF.

4- O governo irá validar esse RPS que geralmente é no formato padrão nacional adotado pelas prefeituras e retornará se o RPS foi autorizado ou não. Sendo autorizado, o xml de retorno irá gravar na tabela TNFEMUNICIPAL os dados do número da nota fiscal (sequência da numeração de nota da prefeitura), a data da autorização e o código de validação de autenticidade

Tela de Nota Fiscal Eletrônica

Com o movimento AUTORIZADO, basta agora gerar o tipo de movimento 2.2.xx, através dessa tela, onde gravará a NFS-e e esse movimento sim deve estar configurado para fazer as integrações (contábil, financeira e fiscal). Para gerar (faturar) o tipo de movimento de RPS em Nota fiscal, basta clicar em PROCESSOS/Gerar movimento com número da Prefeitura.

Gerar Movimento com número da Prefeitura
Gerar Movimento com número da Prefeitura

Esse processo irá fazer com que os dados do xml de retorno da prefeitura, sejam inseridos no movimento 2.2.xx (NFS-e) no sistema Totvs e então o processo de envio de nota de serviço está finalizado.

Número da NFS-E.

O DANFE também pode ser impresso pelo tipo de movimento 2.2.xx, através do botão de impressão, conforme demonstrado abaixo:

Imprimir documentos RM Nucleus

Escolha o relatório já configurado no RM Reports

Relatório NFSE- Distrito Federal.

E o DANFE será impresso, sem ter que ir no site do issnet para fazer a impressão do mesmo.

Layout NFS-DF Brasília.