O que são cubos no Totvs RM?

Antes de falarmos sobre os cubos do sistema RM vamos falar sobre a tabela dinâmica do Excel, pois ambos se assemelham bastante.

Imagine que você possui uma tabela de Excel conforme a tabela indicada abaixo.

Como criar cubos rm
Como criar cubos no sistema RM.

Você deseja então saber a soma total por Grupo de produtos, ou a quantidade de produtos por grupo de alimento, então para este caso a melhor forma é você utilizar o recurso de Tabela dinâmica.

Uma Tabela Dinâmica é uma ferramenta poderosa para calcular, resumir e analisar os dados que lhe permitem ver comparações, padrões e tendências nos dados. As tabelas dinâmicas funcionam um pouco diferente dependendo da plataforma que você está usando para executar o Excel. fonte:MICROSOFT

É possível realizar este procedimento nas tabelas do Excel ou nas tabelas do Google Sheets. Neste exemplo vou executar no Google Sheets. Para isso basta que eu selecione o conjunto de linhas e colunas e clique em Inserir > Tabela Dinâmica.

Exemplo de tabela dinamica excel
O que são Cubos no rm?

Ao inserir a tabela dinâmica a planilha eletrônica irá me apontar algumas possibilidades de configuração, então vou montar de acordo com minha análise. Pretendo saber qual o Total em preço e em quantidade dos produtos por Grupo.

Agrupamento de produtos por grupo.
Agrupamento de produtos

Como pode ser observado na janela acima a tabela dinâmica agrupa os valores exatamente como eu configuro, podendo eu escolher as operações de matemática como: Soma, Contagem, Média, entre outras.

No exemplo abaixo eu demonstro como acrescentar uma coluna para saber o preço médio por grupo de produtos.

Aplicando a média
Tudo sobre cubo totvs rm.

Este exemplo que demonstrei explica como Criar uma Tabela Dinâmica no Excel. Para criar Cubos no sistema RM será basicamente a mesma coisa.

O que são os Cubos do RM?

O Cubo do RM é uma ferramenta de análise de dados poderosa, que permite assim como na tabela dinâmica do excel Criar análises agrupando os dados de acordo com a vontade do analista. A diferença no entanto de se utilizar um Cubo para análises do ERP TOTVS RM é que você irá configurar a conexão do Cubo diretamente ao banco de dados do ERP, tornando o processo de atualização dos dados bastante simples.

Veja nosso vídeo abaixo sobre uma visão Geral dos cubos no sistema RM.

Tutorial - Cubos TOTVS RM.

Por que eu devo utilizar Cubos no RM?

Você deve utilizar os Cubos do TOTVS RM para otimizar a sua análise de dados. Os cubos podem ser utilizados como ferramentas adicionais a relatórios do sistema.

Há diversos exemplos de relatórios que podem ser criados pelo sistema como por exemplo: contracheque , admissões, rescisões, lançamentos a vencer e etc., mas a proposta do relatório é diferente do Cubo.

Em muitos casos um relatório servirá para gerar um documento físico padrão para coletar assinaturas ou servir de checklist, enquanto que a proposta do Cubo é apenas para oferecer ao usuário uma análise de dados otimizada e eficiente, podendo auxiliar o usuário a encontrar divergências e gerar relatórios complexos.

Um relatório geralmente tem um formato fixo e resolve um único problema, já o Cubo é dinâmico e seu formato poderá ser ajustado pelo analista de acordo com sua vontade de tratar os dados.

Como acessar o Cubo no TOTVS RM?

Para acessar o Cubo no totvs RM você irá precisar acessar o menu: TOTVS RM > Inteligência de Negócios > Cubos.

Clique novamente no botão Cubos escolha um da lista.

Dê dois cliques e abra o Cubo do sistema RM.

Próximos passos

Confira nosso curso sobre Como Criar Cubos no Sistema RM. para se atualizar neste módulo do sistema RM.

Referência

Criar uma Tabela Dinâmica para analisar dados da planilha – Suporte da Microsoft. Disponível em: <https://support.microsoft.com/pt-br/office/criar-uma-tabela-din%C3%A2mica-para-analisar-dados-da-planilha-a9a84538-bfe9-40a9-a8e9-f99134456576>.